Liderança promove EBJ no Setor de Guarulhos

Escrito por  Ceifeiros Web Jul 29, 2020

Realizado de forma online, o evento discutiu os efeitos da pandemia para o jovem cristão, direcionado para adolescentes e jovens do Setor 19

 

 Aconteceu entre os dias 23 a 26 de julho a EBJ (Escola Bíblica da Juventude) no Setor 19 de Guarulhos/SP, sob a liderança do pastor José Wellington Costa Júnior. Os líderes dos jovens e adolescentes, Danilo de Souza Riquetto e Leonardo Dantas Costa, promoveram o evento apenas no formato online, para evitar aglomerações em tempo de distanciamento social. O trabalho teve cerca de seis mil visualizações em seus quatro dias de duração.

 No primeiro dia (quinta) a palestrante foi a irmã Lídia Dantas Costa, que discorreu sobre o tema “Enfrentando a crise: como refletir Jesus em uma sociedade em crise generalizada e como se preparar para um mundo pós-pandemia”. Ela ressaltou que “A pandemia despertou uma necessidade na vida de todos, inclusive dos não-cristãos. As pessoas que passaram pela pandemia têm o sentido de ressignificar a vida”. Ela ainda citou Filipenses 4.8 para mostrar que precisamos ocupar nossas mentes com coisas saudáveis. Após a palestra, ainda respondeu perguntas dos internautas selecionadas pela liderança.

No segundo dia (sexta), a convidada foi a Dra. Elaine Cruz, psicóloga, que falou baseada no tema “O novo normal emocional: como viver em um mundo tão inseguro?”. Ela reconhece: “O melhor de você só vai acontecer quando Deus transformar o seu hoje. Deus o aceita como é, mas quer transformá-lo na melhor versão de si mesmo”. Ainda atestou o fato de que aumentou muito os casos da crise de ansiedade, assim como o índice de suicídio e depressão na quarentena. Explicou que precisamos de resiliência, palavra que significa, segundo ela, a ação do vento que sopra sobre uma palmeira, a qual se enverga até o chão, mas depois que passa a tempestade volta a se levantar. No final, fez uma oração pelos jovens e adolescentes.

Já no sábado, foi realizada uma mesa redonda virtual com o sugestivo tema: “Por que Deus não acaba com o coronavírus?” Os participantes do embate foram os pastores Ciro Sanches Zibordi, Rodrigo Ursino e Wellington Costa Neto. Alguns questionamentos foram colocados na mesa pelo mediador Leonardo Dantas Costa, como, por exemplo: A Soberania de Deus e o Coronavírus. O pastor Rodrigo Urcino disse que “o fato de não sabermos as respostas, não significa que não haja motivos para isso; precisamos enxergar nosso tempo à luz da eternidade”. Outro tema proposto foi Como pensar que Deus não nos abandonou. O pastor Wellington Neto lembrou-se de Jó. “Olhem para Jó, em seu primeiro e depois segundo estágio”. O pastor Ciro lembrou: “Muitas coisas que reputamos como ruins, são na verdade benéficas para a humanidade (terremotos, raios, vírus)”. Outro tema proposto foi A pandemia realmente precisa acabar? Todos os três debatedores afirmaram que sim; o coronavírus vai acabar mediante o desenvolvimento de uma vacina pela ciência, e que Deus está no controle de tudo. O pastor Wellington Neto ainda disse que o Senhor nos proporcionou meios para que possamos nos precaver do vírus (máscaras, álcool em gel, etc.).

No domingo, último dia, cultos de jovens e adolescentes foram realizados em todas as quase cem congregações de Guarulhos, com a participação da juventude e a pregação baseada no tema da EBJ. Em uma das congregações (Vila Galvão), o líder pregou sobre Josué, capítulo 01, onde Deus anima o sucessor de Moisés três vezes. Talvez seja isso que a juventude mais necessita nesses tempos de COVID-19. Também foram sorteadas mais de dez bolsas de estudo para a EMAD (Escola de Missões das Assembleias de Deus) aos que apresentaram as melhores respostas enviadas através das redes sociais. Esperamos que no ano que vem a EBJ seja presencial.

EBJ LIDERANÇA

 

EBJ Jovens mantem distanciamento

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

  1. Popular
  2. Comentários